Ponto Paraná é um projeto que vai construir pontos de encontro que liguem pessoas à uma amostra das infinitas riquezas das regiões do estado do Paraná. Serão paradas para descanso à beira das rodovias onde são vendidos produtos locais e fornecidas informações turísticas, fortalecendo o desenvolvimento regional com sustentabilidade.

A construção deste projeto teve origem nos Michi No Eki (em português, estações de estrada) do Japão, trazidas a partir da cooperação do estado do Paraná com a província de Hyogo. O sistema se baseia em estações multiuso que impulsionam ações regionais para o desenvolvimento sustentável. Seguindo o modelo japonês, as estações paranaenses vão operar 24 horas, oferecendo estacionamento gratuito, pontos de descanso, sanitários, alimentação e informações turísticas da região. O foco principal, entretanto, será a comercialização de produtos locais cadastrados no programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).
A operação será autônoma, dentro de diretrizes pré-estabelecidas, promovendo assim uma administração mais conectada com as particularidades das realidades de cada local. Essa é uma iniciativa da Invest PR para promover os saberes regionais, dar suporte ao turista e potencializar o comércio.

CONHEÇA O MICHI NO EKI

O Paraná se destaca como um importante destino turístico, ocupando a terceira posição como porta de entrada para turistas estrangeiros no Brasil. No ano de 2022, registrou a chegada de cerca de 522 mil visitantes, conforme dados oficiais da Secretaria de Turismo do Estado. Juranda, Morretes, Guarapuava e São José dos Pinhais, municípios qualificados como pioneiros desse projeto, revelam um grande potencial para oferecer atividades turísticas abrangendo diversos segmentos, tais como o turismo religioso, rural, de negócios e eventos, gastronômico, dentre outras inúmeras atrações.

Veja o projeto completo com todas as informações sobre o Ponto Paraná.

Baixar PDF