Rotas Airbnb e Vocações Regionais Sustentáveis

A missão do Programa VRS é de promover os produtos e destinos únicos encontrados no estado do Paraná, repletos de história, cultura, conhecimento e riquezas, naturais. Pensando nessa mescla exuberante de paisagens que oferecem experiências inesgotáveis de imersão na natureza e a população acolhedora das regiões trabalhadas pelo programa, nos unimos ao projeto Rotas Airbnb, que incentiva o turismo autêntico e sustentável.

Essa parceria entre o Airbnb e a Invest Paraná tem como objetivo principal o compartilhamento de dados agregados sobre tendências de viagem.Essas informações possibilitam identificar tendências e comportamento dos viajantes, que através da colaboração estratégica visa contribuir para o desenvolvimento de estratégias de médio e longo prazos para o estado do Paraná, em busca da promoção de um turismo responsável e sustentável. Os dados incluem informações agregadas sobre inteligência de mercado para auxiliar no planejamento de políticas públicas relacionadas ao setor turístico por meio de um canal online desenvolvido pelo Airbnb para conexão direta com autoridades governamentais, o City Portal.

Dentre as ações planejadas, idealizamos a criação de novos trajetos no Rotas Airbnb, com percursos que são integrantes do Programa VRS, o projeto visa não apenas ampliar as opções de destinos, mas também contribuir significativamente para o crescimento sustentável do turismo local nas regiões trabalhadas.

Estamos comprometidos em colaborar para que destinos e pessoas se beneficiem do turismo através do impacto econômico, e para que hóspedes possam vivenciar experiências únicas e autênticas. Por isso, convidamos você a conhecer estes ecossistemas e a apoiar as economias locais enquanto percorre rotas especiais pelo Paraná.

Depoimentos

“Estamos entusiasmados com esta parceria que permite unir forças em prol do turismo responsável e sustentável no Estado do Paraná. O Airbnb está comprometido em apoiar a promoção de experiências autênticas e impulsionar o desenvolvimento econômico das comunidades locais, e a colaboração com a Invest Paraná é um passo significativo nessa direção.”
Aleksandra Ristovic, gerente de relações institucionais e governamentais do Airbnb no Brasil
“A parceria da Invest Paraná com o Airbnb é um encontro de objetivos. No Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná – VRS, buscamos valorizar os atrativos naturais e conhecimentos tradicionais das nossas comunidades, que necessitam de iniciativas como essa para ganharem visibilidade. Além disso, o compartilhamento de dados agregados é fundamental para estabelecer estratégias cada vez mais certeiras para que os viajantes descubram destinos paranaenses surpreendentes. Ao unir esforços, podemos fortalecer a promoção do turismo e o desenvolvimento das comunidades locais, respeitando e valorizando o nosso patrimônio natural e cultural.”
Bruno Banzato, Gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná.

Linha do tempo:

junho 2023 – Início do diálogo
agosto 2023 – Minuta
setembro 2023 – Assinatura da parceria
outubro 2023 – Apresentação das equipes
Novembro 2023 – Compartilhamento de dados de turismo
Novembro 2023 – Seleção e contratação da ilustradora
Dezembro 2023 – Discussão sobre Rota, elementos e personagens
Dezembro 2023 – Pesquisa antropológica

Etapa atual – aguardando retorno da primeira versão das ilustrações e pesquisa antropológica

Seção para inserir: edital/resultado/ e outros documentos