MATA ATLÂNTICA

A riqueza da bioeconomia do Litoral Norte do Paraná

Antonina, Guaraqueçaba e Morretes

Municípios com a Bioeconomia no seu cerne: produção orgânica, turismo responsável na Mata Atlântica, comunidades tradicionais.

CONHEÇA AS NOSSAS VOCAÇÕES

Qualidade e sabores únicos   |   Produtos que representam a região   |   Tradição e Inovação   |   Empreendedorismo de impacto

Banana

Pupunha

Juçara e Frutos Sazonais

Mandioca

Turismo indutor do desenvolvimento sustentável

História, cultura, natureza e comunidades: o Turismo na região é uma experiência rica em todos os sentidos.

Conectando os municípios, as comunidades e os produtores.

Turismo de Base Comunitária

Cicloturismo

Turismo de Aventura

Gastronomia

Um território na Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma único, diverso em seus ecossistemas, fauna e flora. O Paraná abriga em seu litoral uma das maiores áreas contínuas de preservação da floresta.

Antonina, Guaraqueçaba e Morretes se localizam no coração da Mata – mais de 90% da área dos municípios é cobertura vegetal e corpos d’água.

A produção agrícola e o turismo na região são atividades intimamente ligadas à floresta, que fornece sustento para toda população dos municípios, de forma direta ou indireta.

Promover a Bioeconomia neste território significa impulsionar o desenvolvimento preservando a Mata Atlântica, garantindo a continuidade da relação de equilíbrio entre a floresta e a população.

A banana produzida na região possui qualidade incomparável. A produção é orgânica e integrada com as demais culturas.

Os produtos derivados da banana são uma das marcas registradas do território: além da Bala de Banana com Indicação Geográfica, existem os chips de banana, banana passas, doces e muitos outros.

O palmito da pupunha é um produto de grande importância econômica para a região, sendo o maior gerador de renda da agricultura.

É um produto muito flexível em suas aplicações, podendo ser facilmente incorporado na culinária, abrindo espaço para a criatividade.

A mandioca é uma das culturas mais tradicionais, e está intimamente ligada com a história e cultura da região. A farinha de mandioca é um dos patrimônios do Litoral Norte, com qualidade inconfundível e fabricação semiartesanal e familiar, sem adição de insumos químicos.

A juçara é uma espécie de palmeira nativa da Mata Atlântica. Do seu fruto pode ser produzida uma polpa com propriedades sensoriais similares ao açaí, mas com maior potencial nutricional.

Ameaçada de extinção, o uso do fruto é uma forma de preservação, evitando a morte da planta que ocorre com a extração do palmito. 

Além da juçara, outros frutos nativos oferecem sabores exclusivos: grumixama, uvaia, cambuci e outros!

O Turismo é marca registrada do Litoral Norte. A cultura e a natureza oferecem uma gama de atrativos pouco encontrada em outras regiões.

Cicloturismo, Turismo de Base Comunitária, Gastronomia, Aventura: tem tudo aqui.

As propriedades rurais devem fazer parte de qualquer roteiro , oferecendo turismo de experiência e vivências gastronômicas.

A marca coletiva com a cara da comunidade

O Litoral Norte Paranaense é uma região com muitas riquezas, manifestadas em seus produtos únicos e no turismo diversificado.

O VRS estudou o território e criou uma estratégia para impulsionar a bioeconomia local: uma Marca Coletiva

Marca coletiva: uma estratégia integradora

A identidade regional permeia todos os produtos e turismo do Litoral Norte do Paraná. A agricultura familiar e o turismo rural se complementam na experiência do consumidor e do visitante.

Sendo assim a criação de uma Marca Coletiva é a estratégia que permite o acesso a novos mercados carregando a cultura e a história da região.

Uma Marca Coletiva identifica a origem do produto, demonstra o que há de único e valoriza os produtores.

Território
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Produtos
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Turismo

Sobre o projeto

O projeto VRS Mata Atlântica visa realizar análises e fornecer um plano de ação para impulsionar as cadeias de valor locais e preservar a riqueza cultural e ambiental das comunidades que residem nos municípios.

O projeto já concluiu o Módulo A da metodologia adotada, que serviu para fornecer os dados, subsídios, ferramentas e a estratégia consensual. Atualmente o projeto se encontra no Módulo B, que tem como objetivo a implementação de ações com vistas a promover o crescimento socioeconômico por meio da ampliação do acesso aos mercados de produtos de vocações regionais sustentáveis do Estado.

Junho de 2021

Levantamento inicial

Cenário inicial do território e das cadeias de valor estudadas, assim como levantamento dos atores e reconhecimento das abordagens e possibilidades de desenvolvimento.

Novembro de 2021

Primeira oficina e feira de integração

Fevereiro a abril de 2022

Pesquisa de campo

Novembro de 2022

Participação no Festival das Cataratas

Setembro de 2023

1º encontro de parceiros VRS Mata Atlântica

Lançamento Ebook MA

Maio de 2024

Lançamento do Documentário VRS Mata Atlântica

2024

Formação de parcerias e implementação de ações junto dos parceiros

Abril de 2024

Lançamento da Rota Coração da Mata Atlântica: Segredos do Paraná e Início do Programa de Incubação

Esta etapa ocorrerá em 2025.

A rede de parcerias

O VRS é pautado no diálogo com a população local e na formação de parcerias institucionais. Ao longo do programa, a cooperação permitiu a realização de estudo, pesquisas, eventos etc.

Confira aqui algumas das ações realizadas pelo VRS:

Oficinas

Diálogo com parceiros

Pesquisa de campo

Eventos e feiras

Parceiros estratégicos do VRS Mata Atlântica

E-book Mata Atlântica

Quer saber mais? Confira o e-book Mata Atlântica, onde você encontra:

  • Passo a passo do programa
  • Detalhes sobre os produtos e os municípios
  • Marca Coletiva: detalhes e como implementar
  • A atuação de cada parceiro do projeto
  • E muito mais!
Baixe aqui

Faça parte do VRS

Você pode participar do programa como:

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