A Invest Paraná, por meio do Programa Vocações Regionais Sustentáveis, junto do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), por meio do Movimento Viva Água Miringuava, e em parceria com o NIGEP – Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da Universidade Estadual de Londrina (UEL), lançam o Programa de Qualificação em Práticas de Pós-Colheita de Hortaliças.

O edital de chamamento público tem como objetivo a Seleção de Agricultores Familiares para Participação no Programa de Qualificação em Práticas de Pós-Colheita de Hortaliças. O projeto em questão, visa promover a qualificação de agricultores familiares em práticas de pós-colheita de hortaliças, a fim de melhorar a qualidade do produto, reduzir perdas, agregar valor à produção e contribuir para a sustentabilidade da cadeia produtiva.

Lista de Hortaliças:

  • Abóbrinha Italiana
  • Abóbora Paulita, Pescoço, Moranga, Cabotiá
  • Acelga
  • Agrião
  • Alcachofra
  • Alface Americana, Crespa, Lisa
  • Alho-Poró
  • Almeirão
  • Batata-Doce
  • Berinjela
  • Beterraba
  • Brócolis De Cabeça e Ramoso
  • Cará
  • Cebolinha
  • Cenoura
  • Chicória
  • Coentro
  • Couve-Folha, De Bruxelas
  • Couve–Flor
  • Ervilha
  • Escarola
  • Espinafre
  • Feijão-Vagem
  • Inhame
  • Jiló
  • Mandioca
  • Maxixe
  • Milho Verde
  • Mostarda
  • Nabo
  • Pepino
  • Pimenta
  • Pimentão
  • Rabanete
  • Repolho
  • Rúcula
  • Salsa
  • Taioba
  • Tomate Italiano, Salada, Cereja

Como funciona e atividades previstas

A sua participação na Jornada Empreendedora em Pós-Colheita é formada por 4 etapas:

Etapa 1 – Imersão
(4 encontros)

– Visita a propriedade de referência e diálogo com representantes de mercado
– Capacitação em pós-colheita de hortaliças
– Capacitação em marcas e embalagens
– Assessoria técnica e prática orientada para produção na propriedade

Etapa 2 – Exposição
(2 eventos)

– 2 Ações piloto para fomentar a comercialização
– Experiência prática e monitorada com os produtos produzidos

Etapa 3 – Multiplicação
(1 encontro)

Apresentação dos resultados obtidos e disseminar aprendizados e boas práticas entre os produtores da comunidade.

Etapa 4 – Impulsionamento
(2-3 meses)

– Prestação de assessoria comercial e técnica aos participantes
– Suporte do representante comercial para monitoramento dos produtos junto aos
potenciais compradores

Datas importantes:

*sujeitas a alteração

Etapa de Inscrições

  • Prazo para realizar a inscrição – De 04 a 18 de fevereiro de 2025 – Prorrogado até 25 de fevereiro
  • Prazo para deferimento das inscrições – De 19 a 21  De 26 a 28 de fevereiro de 2025
  • Publicação do resultado das inscrições selecionadas para participar da jornada3 de março de 2025

Etapa 1 – Imersão

  • Evento de abertura oficial – previsto para 13 de março de 2025 (quinta-feira) às 16h, na região do Miringuava
  • Almoço para diálogo com representantes de mercado – previsto para 20 de março de 2025 (quinta-feira) na região do Miringuava
  • Capacitação técnica em pós-colheita de hortaliças – 28 de março de 2025 (sexta-feira) no período da tarde no CEASA
  • Capacitação técnica em marcas e embalagens – 29 de março de 2025 (sábado) no período da manha na região do Miringuava
  • Visita guiada (com transporte fornecido) em propriedade selecionada de pós-colheita na região de Colombo/PR – a definir data e horário
  • Período da assessoria técnica e prática orientada para produção – De 01 a 04 de abril 2025 com visita dos técnicos nas propriedades dos participantes do programa

Etapa 2 – Exposição

  • Período para realização dos eventos – previsto para abril/2025

Etapa 3 – Multiplicação

  • Período para o encontro de multiplicação com a comunidade – previsto para abril/2025

Etapa 4 – Impulsionamento

  • Período para a assessoria comercial – De abril a junho de 2025

Documentos:

Formulário de Inscrição Gratuita: (Prazo para inscrições encerrado)
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Edital de Chamamento Público:
DOWNLOAD DO EDITAL
Anexo I do Edital – Resumo
DOWNLOAD DO ANEXO I

Resultados:

Resultado das Inscrições
DOWNLOAD DO RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

Representantes do mercado colaborando com a Jornada

Andréa Bruginski
Coordenadora Técnica da Alimentação Escolar – FUNDEPAR

Nutricionista mestre em Saúde Pública, atua na gestão estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar há 14 anos. É coordenadora técnica e responsável pelas compras da agricultura familiar.

Bruno Francisco Mafazolli
Agente Administrativo. Unidade de Compras – Armazém da Família

Servidor público da prefeitura de Curitiba há 17 anos. Atualmente trabalha no setor de Compras das Unidades dos Armazéns da Família. Gestor de 2 credenciamentos ligados a compra de produtos oriundos da Agricultura Familiar.

Paulo César Nauiack
Presidente do Sindicato e do Conselho dos Representantes Comerciais no Paraná e Vice-Presidente da FecomércioPR. Sócio da Uex Tecnologia.

Empresário, Consultor de Mercado e Representante Comercial.

Gabriela Vilar de Carvalho
Chef de cozinha e idealizadora do Quintana Gastronomia

Gabriela Vilar de Carvalho é empresária no setor de alimentação e serviços há 28 anos. Idealizadora do Quintana Gastronomia, restaurante referência em sustentabilidade, gastronomia e arte há 16 anos. Vivências no exterior desde 1994 com experiências profissionais na Suíça, China e Estados Unidos, aliadas às realizações profissionais nos estados do Sul e Nordeste do Brasil, fazem do seu trabalho uma comunhão de valores e crenças que impactam positivamente a empresa, o meio ambiente e a sociedade.

Fernando de Nadal
COO – Grupo Ouro Verde, Diretor Comercial – Global Matte, Sócio Administrador – Sapeco Matteria

Agrônomo e Empresário do ramo do atacado e varejo de produtos especiais e orgânicos certificados. Sócio e Chefe de Operações do Grupo Ouro Verde que atua nas cadeias produtivas de erva-mate especial.

Hezrom de Freitas Chaves
Gestor de Negócios FLV no GRUPO MUFFATO

Profissional com 4 anos no GRUPO MUFFATO experiência no ramo varejista a 10 anos sendo tanto em processos operacionais quanto em processos internos comerciais.

Por que participar

Certificado de participação: Todos os inscritos que atenderem aos critérios de elegibilidade e confirmarem sua inscrição receberão um certificado de participação emitido pelos organizadores do chamamento.
Visibilidade: Divulgação dos nomes dos participantes em publicações oficiais das instituições organizadoras, em mídias sociais e outros materiais promocionais relacionados ao projeto.
Fortalecimento de rede e conhecimento: Participação em ações futuras promovidas pelas instituições organizadoras, com foco em inovação, desenvolvimento técnico e sustentabilidade.
Impacto social: Contribuição direta para a valorização do patrimônio cultural, social e econômico do Estado do Paraná, com reflexos positivos no fortalecimento de práticas sustentáveis e na promoção da economia local.
Potencial para parcerias futuras: Oportunidade de estreitar laços com instituições e profissionais de relevância no mercado, o que pode abrir portas para novos projetos e colaborações.
Capacitação: Acesso a treinamentos e consultorias promovidos pelas instituições organizadoras, visando o aprimoramento técnico e profissional dos participantes.

Este chamamento é resultado de uma parceria entre os eixos de Produção Sustentável e Articulação e Advocacy no contexto do MOVIMENTO VIVA ÁGUA. O programa é uma ação que faz parte da Trilha de Bionegócios do VRS LAB+, para desenvolver ações com vistas ao crescimento socioeconômico por meio da ampliação do acesso aos mercados de produtos de vocações regionais da bioeconomia Estado.