EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS – VRS MATA ATLÂNTICA

A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em parceria com a Invest Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), abre inscrições para o projeto “Desenvolvimento de Pesquisas e Cadeias de Valor da Agrosociobiodiversidade, por meio da Criação das Bases de uma Marca Coletiva Regional.”

O projeto, parte integrante do Módulo B do VRS Mata Atlântica, tem como objetivo promover a integração entre os municípios de Antonina, Guaraqueçaba e Morretes. Esta integração se dará por meio do desenvolvimento de cadeias de valor de produtos representativos da região, incluindo: banana, mandioca, pupunha, juçara e frutos sazonais da Mata Atlântica, além de uma cadeia de serviços voltada para o turismo.

Vagas Disponíveis para Estudantes de Graduação e Profissionais Graduados nas seguintes áreas:

  • Eixo de Produção: Engenharia de Produção, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Administração, Economia, Agroecologia.
  • Eixo Turismo: Turismo, Gestão de Turismo.
  • Eixo Gestão: Administração, Design, Gestão e Empreendedorismo, Gestão de Turismo.

Período de Inscrições: Até 04 de setembro de 2024

Prorrogado: Até 10 de setembro de 2024 para as áreas: Economia, Eng. Civil, Eng. de Produção

Documentos:

Download do edital e demais documentos

EDITAL Nº 05/2024 – MCL – ATO 2 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Download do edital

Inscrição:

Quero me inscrever

Cronograma:

ETAPAS ATIVIDADE RESPONSÁVEL PERÍODO
1 Inscrição Publicação do Edital Comissão avaliadora 28/08/2024
Realização da inscrição Candidato(a) 28/08/2024 até 04/09/2024,

às 23:59

Publicação do Edital de Inscrições Homologadas

*Prorrogação das inscrições

Comissão avaliadora 06/09/2024

*10/09/2024

Prazo para recurso Candidato(a) Até 10/09/2024,

às 12h

Publicação do Edital de homologação das inscrições após análise de eventuais recursos Comissão avaliadora 12/09/2024
2 Avaliação e classificação dos(as) candidatos(as) Etapa de seleção Comissão avaliadora 13/09/2024 e 19/09/2024
Publicação do Edital de Classificação Comissão avaliadora 20/09/2024
Prazo para recurso Candidato(a) 23/09/2024

às 23:59

Publicação do Edital – resultado após análise dos eventuais recursos Comissão avaliadora 24/09/2024
3 Envio da documentação pelos(as) bolsistas selecionados(as) Declaração sobre eventual acúmulo de bolsa (Anexo 01)

 

Termo de compromisso do bolsista assinado pelo aluno e professor orientador (Anexo 02)

 

Envio de cópia legível do RG, CPF, comprovante de endereço, cartão do Banco do Brasil.

Candidato(a) e orientador(a) Até 30/09/2024

Perguntas frequentes

1. Qual é o objetivo do projeto?

Desenvolver, de forma participativa, as bases para a viabilização de uma Marca Coletiva como estratégia de agregação de valor aos atributos da agrossociobiodiversidade, integrando os municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba, por meio de ações de pesquisa e extensão universitária que visam fortalecer o desenvolvimento regional sustentável, a partir da criação e do apoio às tecnologias sociais e às iniciativas de economia solidária.

2. Quais são as metas do projeto?

a) Produzir, coletivamente, conceitos de beneficiamento produtivo padronizado, sustentável, eficiente e viável economicamente para a agrossociobiodiversidade.
b) Criar as bases para a construção de uma Marca Coletiva: fundamentos para a criação e orientações para implementação de marca como estratégia de integração entre produtos regionais e o turismo no território.
c) Fortalecer as organizações coletivas de turismo na região e promover o desenho integrado de experiências turísticas que valorizam as produções locais associadas à agrossociobiodiversidade.

3. Quem pode se inscrever?

Estudantes e profissionais graduados nas áreas de Administração, Agronomia, Agroecologia, Design, Economia, Engenharia Ambiental/Gestão Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gestão e Empreendedorismo, Gestão de Turismo e Turismo, de acordo com os números de vagas previstos nos editais.

4. Qual é o público-alvo do projeto?

Produtores, empreendedores e prestadores de serviços que atuam nas cadeias de valor da banana, pupunha, mandioca, juçara, frutos sazonais e turismo, no território do VRS Mata Atlântica.

5. O que é o VRS Mata Atlântica?

O programa VRS, iniciado em 2021, começou com um território piloto: o litoral do Paraná. Abrange os municípios de Antonina, Guaraqueçaba e Morretes, selecionados pela similaridade na matriz econômica, importância histórica e cultural, interseção dos produtos vocacionais e relação próxima com o bioma florestal da Mata Atlântica, que deu nome ao projeto. O projeto VRS Mata Atlântica visa desenvolver, de forma sustentável, as cadeias de valor da banana, mandioca, pupunha, juçara e frutos sazonais da Mata Atlântica, além da cadeia do turismo.

6. Quais são as instituições participantes e seus papéis?

A Invest Paraná articula as estratégias de atuação do projeto em conjunto com parceiros estratégicos. As ações extensionistas e de pesquisa são interinstitucionais, envolvendo pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campi Curitiba e Litoral, e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranaguá, abrangendo diversos cursos das instituições. Também participam colaboradores voluntários do Programa de Extensão CICLOVIDA e do Projeto de Extensão ROTA CAIÇARA DE CICLOTURISMO (PROEC/UFPR).

7. Como o projeto será executado?

Os encontros de orientação acontecerão com o grupo todo e também subdivididos pelos eixos, podendo ocorrer nos municípios de Matinhos, Paranaguá e Curitiba. Os trabalhos de campo serão concentrados nos municípios de Antonina, Guaraqueçaba e Morretes.

8. Quem pode participar do processo seletivo?

Podem participar alunos de instituições de ensino superior com disponibilidade para trabalhos de pesquisa e de campo em conjunto com orientadores multidisciplinares das instituições UFPR Litoral, Unespar Campus Paranaguá e UFPR Campus Curitiba. É necessário ter disponibilidade logística para esses encontros. Cada edital específico detalha as atividades que serão realizadas pelos bolsistas.

9. Quais serão minhas atividades?

Cada edital detalha as atividades que serão desempenhadas em cada área de atuação.

10. Qual o impacto esperado do projeto?

O projeto visa diferenciar produtos com identidade geográfica e social, promover atividades de turismo e processamento de cultivares agrícolas com responsabilidade ambiental, e contribuir para a preservação do bioma Mata Atlântica. As ações desenvolvidas buscam elevar o Índice de Desenvolvimento Humano regional, projetando impactos sociais e econômicos benéficos diretos para as comunidades de Antonina, Guaraqueçaba e Morretes, além de indiretos para o litoral como um todo.