Educação sustentável no coração da reserva da Mata Atlântica Paranaense

O Estado do Paraná, pioneiro em frentes importantes de sustentabilidade no país, mais uma vez saiu à frente com a oferta do primeiro curso técnico (integrado ao ensino médio) que reúne habilidades voltadas à sustentabilidade e negócios: Técnico em Bioeconomia.

O novo curso foi construído pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Invest Paraná, Agência de Promoção e Atração de Investimentos do Governo do Estado, e será ofertado inicialmente às escolas da rede estadual de ensino de alguns municípios do litoral Paranaense como ‘piloto’. Com a aprovação e validação pelo Ministério da Educação, a aposta é que o novo curso passe a integrar o catálogo nacional de Cursos Técnicos e seja ofertado a muitos outros jovens.

É oportuno lembrar que, com quase 6 milhões de hectares preservados, o Paraná ostenta o título de Estado que apresenta a maior área remanescente da Mata Atlântica no Brasil¹, concentrada especialmente no litoral do Paraná. E é com o olhar atento para a preservação deste importante ativo natural que a preocupação se volta para a educação de preservação e novas perspectivas de negócios.

Para a construção do novo curso, a Secretaria de Educação do Estado e a Invest Paraná, instituição que coordena o Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis, aplicado na Mata Atlântica e em outras regiões do Estado, ouviram empresários, setor agro e produtivo, bem como reuniram especialistas das mais variadas áreas, visando entregar aos jovens o que há de melhor na educação.

O jovem que se matricular no curso técnico cursará, além das áreas de conhecimento tradicionais, como língua portuguesa e matemática, componentes específicos da área técnica-profissional, como marketing aplicado ao consumo sustentável, tecnologias sociais e identidade territorial, gestão e empreendedorismo, sustentabilidade, cadeias produtivas e agroindústria, soluções sustentáveis, liderança e associativismo, roteirização turística, gestão da atividade turística, e técnicas de produção animal e vegetal. Ao final do terceiro ano, obterá a formação no ensino médio e a formação técnico-profissional em Bioeconomia.

Pela amplitude de temáticas trabalhadas, esse jovem poderá optar por seguir pelo mercado privado, especialmente em setores de ESG – Environmental, Social and Governance, o que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, bem como empreender na própria propriedade da família, fortalecendo o pertencimento e a rica cultura local. Isso beneficiará não somente o empreendedor, mas também todo o Estado do Paraná e as futuras gerações.

O paranaense já usufrui de uma beleza paisagística inconfundível. É do interesse do Estado que esses jovens vislumbrem novas oportunidades, que conheçam o valioso ativo que têm em mãos e que tenham à sua disposição as ferramentas necessárias para a construção de um litoral mundialmente conhecido por seus produtos e riqueza.

 

[1] Informação obtida no Mapa do Estado do Paraná, disponível em: <https://www.sedest.pr.gov.br/Noticia/Parana-e-o-Estado-que-tem-maior-remanescente-da-Mata-Atlantica>.

Leave a Reply