No Programa VRS entendemos a importância de fortalecer um processo de gestão das ações e tomada de decisão para os objetivos coletivos das cadeias de valor nos territórios. Uma estratégia de governança participativa é fundamental para promover a transição para a bioeconomia.
Para isso, ao longo dos últimos meses, realizamos reuniões nos territórios do Vale do Ribeira, Centro-Sul, Mata-Atlântica e Miringuava, integrando diferentes atores (produtores rurais, empreendimentos comunitários e familiares, pequenos e médios empreendedores, parceiros institucionais) que representam os diversos elos das cadeias de valor onde o Programa VRS atua.
Nesta primeira fase da implementação da estrutura de governança nos territórios, o objetivo é formalizar e integrar uma colaboração que já acontece atualmente, sob processos de consulta, multiplicação e representação das comunidades, facilitando a comunicação das iniciativas, novidades e desafios locais, além da incorporação das ações do VRS LAB+.
A governança é uma ação que faz parte do Laboratório de Bionegócios (VRS LAB+), uma estrutura criada para operacionalizar e otimizar a execução do plano de ação dos territórios.
Essa iniciativa reitera o compromisso do programa com os territórios, garantindo o alinhamento entre as demandas das comunidades e as ações do VRS.