











O que estes produtos têm a ver com a água da cidade?
A bacia hidrográfica do Rio Miringuava é uma das mais estratégicas, pois a captação de água do rio está conectada com o Sistema de Abastecimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba.
A adoção de práticas agrícolas sustentáveis é crucial para proteger os recursos hídricos e preservar o patrimônio natural da região.

Hortaliças e Agroindústria
O território do Miringuava é reconhecido pela diversidade e qualidade de suas hortaliças, com foco em práticas produtivas que aliam inovação e sustentabilidade. A integração entre as cadeias produtivas e o território permite o fortalecimento tanto do mercado quanto do turismo rural. A região apresenta grande potencial para a adoção de práticas sustentáveis e a valorização dos produtores, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de São José dos Pinhais e seu entorno.
As cadeias produtivas locais incluem uma ampla variedade de hortaliças, com destaque para as brássicas e as hortaliças folhosas. Esses produtos possuem alta demanda no mercado interno nacional. Além disso, o morango surge como um produto de grande importância, pela sua versatilidade e potencial de agregar valor à produção local.

HORTALIÇAS FOLHOSAS
Hortaliças folhosas são cultivadas por serem importantes na alimentação devido ao alto valor nutritivo (vitaminas A, C, K; minerais como ferro e cálcio; fibras e antioxidantes), baixa caloria e benefícios à saúde (prevenção de doenças cardiovasculares e fortalecimento do sistema imunológico). Cultivadas em diversos sistemas (aberto, protegido, hidropônico), adaptam-se a diferentes regiões, sendo essenciais para a economia agrícola, especialmente para pequenos produtores. A região do Miringuava se destaca pelo cultivo sustentável.

HORTALIÇAS BRÁSSICAS
A família Brassicaceae inclui vegetais de grande valor econômico e nutricional. Sua produção cresceu devido à demanda por alimentos funcionais e nutritivos. Essas hortaliças são ricas em água, fibras, vitaminas (C, E, K), minerais (cálcio, magnésio, ferro) e compostos bioativos (fenólicos, carotenóides, glucosinolatos), conferindo-lhes propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas, amplamente estudadas.

MORANGO
O morangueiro, da família Rosaceae, é originário de regiões temperadas da Europa e Américas. No Brasil, a produção, liderada por Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, é majoritariamente da agricultura familiar, com alta relevância social e econômica. O morango é um pseudofruto carnoso, rico em antioxidantes (flavonoides) com propriedades nutracêuticas que auxiliam na prevenção de doenças crônicas. No Paraná, São José dos Pinhais é o município que mais produz.
Esta iniciativa faz parte do projeto Jornada Empreendedora em Pós-Colheita de Hortaliças no Miringuava, para ampliação do acesso aos mercados e comercialização.

