O marco de 10 oficinas integradoras e a construção coletiva do VRS

By 22 de novembro de 2023VRS Destaca, VRS Em Pauta

Encerrar ciclos é fundamental para que novos se iniciem. Com a realização de 10 Oficinas de Integração do Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), fechamos o primeiro ciclo do programa.

Essas 10 oficinas se desdobram em números que temos que celebrar: foram mais de 150 horas de trabalho, com 850 famílias participantes e o envolvimento de quase 70 instituições públicas e privadas, de todas as esferas de governança. Realizamos essas ações baseadas no tripé Governo, Academia e Conhecimento da Sociedade.

Com metodologia inédita desenvolvida na Invest Paraná, chegamos às comunidades com eventos à altura do nosso público. Vencemos uma eventual desconfiança no início e com uma troca rica de experiências ganhamos crédito junto à população.

As oficinas foram um processo essencialmente construtivo, incorporando ciência e tecnologia para o desenvolvimento autônomo das comunidades tendo em vista as vocações de cada território que trabalhamos no Paraná. Os eventos propiciaram não só a qualificação técnica dos nossos produtores e empreendedores, mas principalmente potencializou o despertar do orgulho, com o reconhecimento dos saberes e habilidades do espaço territorial como um diferencial agregador de renda e desenvolvimento local.

A participação da comunidade foi ancorada em uma agenda de trabalho prática e específica para a região, alimentada pelo compartilhamento de informações entre técnicos e comunidade, gerando uma imersão única para a fundamentação dos Planos de Ação que serão implementados a partir de agora.

O Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis tem como norte que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo de forma participativa. O modelo das Oficinas de Integração do VRS permitem que os indivíduos e as comunidades identifiquem seu próprio modelo de desenvolvimento.

Só chegamos a esse resultado e ao encerramento desse ciclo graças a pessoas e instituições que acreditaram e acreditam no Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis.

Aos participantes da sociedade e também secretarias, autarquias, fundações, empresas públicas, prefeituras, terceiro setor, setor privado de caráter estadual, federal e internacional que estiveram presentes, nosso muito obrigado. Vencemos esse desafio e contamos com todos vocês para os próximos.

Que venham os novos ciclos desse programa que cresce e emociona!

Leave a Reply