Produtos com impacto positivo: um futuro mais saudável e sustentável para todos 

By 29 de fevereiro de 2024VRS em Pauta

No cenário dinâmico da sociedade, os padrões de consumo desempenham um papel central na forma como os indivíduos interagem com o mercado e moldam suas identidades. Desde sempre, o ato de consumir não se limita apenas à satisfação de necessidades básicas, mas também reflete valores, comportamentos e aspirações de grupos específicos. Neste contexto, explorar os padrões de consumo torna-se essencial para compreender não apenas os mecanismos econômicos que regem nossa sociedade, mas também as complexas dinâmicas culturais e sociais que permeiam nossas escolhas diárias.

Sobre o padrão de consumo, um estudo[1] recente realizado por uma das maiores empresas de logística do país aponta para uma tendência em ascensão: os consumidores estão buscando por produtos com impacto positivo, isto é, “Produtos cujo consumo promove a redução de impactos ambientais e/ou a geração de benefícios socioambientais”.

Essa postura ética e responsável de consumo tem refletido não só em novas decisões de compra pela população como também no padrão de compras públicas, ou seja, na aquisição de serviços e produtos pelo setor governamental.

Nesse sentido, critérios de sustentabilidade estão sendo adotados pelos governos com o intuito de promover o desenvolvimento econômico, social e ambientalmente responsável. Não é sem motivo que a Lei n.º 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) – incluiu como um de seus objetivos “o desenvolvimento sustentável do país”, incorporando parâmetros de sustentabilidade ambiental na definição e seleção das compras públicas.

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No processo de mudança de critérios de compra e, consequente de consumo, tendo por pressupostos os direitos básicos da população, a saúde ganha destaque como uma preocupação central. Essa ênfase na saúde não apenas promove o bem-estar físico e mental das pessoas, mas também reforça a importância de garantir acesso equitativo a alimentos nutritivos, produtos seguros e um ambiente saudável para todos.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado inicialmente em 2006, apresentou as primeiras balizas alimentares oficiais para a nossa população.

Considerando os múltiplos determinantes das práticas alimentares e a complexidade e os desafios que envolvem a conformação dos sistemas alimentares atuais, o Guia Alimentar reforça o compromisso público de contribuir para o desenvolvimento de estratégias para a promoção e a realização do direito humano à alimentação adequada.

Nesse contexto, políticas públicas que visam promover a segurança alimentar e nutricional são fundamentais para assegurar que todos tenham acesso a alimentos de qualidade. Isso inclui não apenas garantir a disponibilidade física de alimentos, mas também a acessibilidade econômica, a adequação nutricional e a aceitabilidade cultural dos alimentos disponíveis.

A nível de programa governamental com impacto direto na vida de milhões de pessoas, cita-se como exemplo de espaço que tem se atentado a tais mudanças os critérios e escolhas de compras, a merenda escolar.

A escolha dos alimentos fornecidos nas escolas não é apenas uma questão nutricional, mas também uma oportunidade crucial para promover hábitos alimentares saudáveis, conscientização ambiental e sustentabilidade desde a infância.

Exemplo disso é o disposto na Resolução n.º 06, de 08 de maio de 2020, do Ministério da Educação que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, prevendo que a aquisição de gêneros alimentícios deverá obedecer ao cardápio planejado pelo nutricionista e deverá ser realizada, sempre que possível, priorizando os alimentos orgânicos e/ou agroecológicos.

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Conforme visto, temos uma crescente demanda por produtos com impacto positivo, sejam eles do ramo alimentício ou não, sejam eles para a venda no setor privado, ou para compras públicas.

Em meio ao vazio econômico, surge a oportunidade de ouro para a venda de produtos com impacto positivo, impulsionando não apenas o crescimento sustentável das empresas, mas também promovendo mudanças significativas em direção a um futuro mais saudável e sustentável para todos.

Esta é uma das missões do Programa VRS, analisar, entender e sanar essas e outras questões socioeconômicas, agregar com soluções viáveis caminhando ao lado da sustentabilidade, com a floresta em pé, respeitando os povos e conhecimentos tradicionais.

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Referências:

[1] Mercado Livre:

https://meli-sustentabilidad-bucket.s3.amazonaws.com/Tendencias_Impacto_Positivo_MELI_BR_2022_479542992f.pdf