VRS Destaca – Julho

By 1 de agosto de 2024VRS Destaca

📢 Acompanhe as novas notícias sobre sustentabilidade e a bioeconomia paranaense!

Rastreabilidade e indicação geográfica vão impulsionar cadeia produtiva do pinhão

Estudos realizados pela Embrapa Florestas (PR) e parceiros resultaram no primeiro protocolo de qualidade e rastreabilidade do pinhão – semente comestível e nutritiva do pinheiro-do-paraná ou araucária (Araucaria angustifolia). Essa solução pavimenta o caminho para a criação do selo de Indicação Geográfica (IG) da espécie no Brasil, de forma a garantir mais qualidade aos consumidores.

Leia mais!

Pesquisadores da FURB desenvolvem filme plástico biodegradável que alerta consumidor o estado do alimento

Uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB) resultou no desenvolvimento de um filme plástico para embalagem de produtos alimentícios que, além de ser biodegradável, contribui para a conservação do alimento.

Leia mais

Cursos de erva-mate são atualizados para os produtores

Novas cartilhas técnicas sobre erva-mate são lançadas para subsidiar cursos a produtores e os temas dos cursos são Planejamento e implantação de ervais; Adubação; Sistema de podas e Controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

Leia mais!

Paraná avança para ser 1º governo subnacional a adotar créditos de biodiversidade

Objetivo do programa é compensar a pressão ambiental causada pela operação de empresas e indústrias com ações que beneficiem as Unidades de Conservação do Estado. Proposta será apresentada em outubro, durante a COP 16 em Cali, na Colômbia.

Leia mais!

Prioridade para 90% dos brasileiros, turismo de experiência conta com atrativos no Paraná

Pesquisas apoantam que 32% dos entrevistados gastaram acima de R$5 mil em sua última viagem, e as  preferências estão em viagens com a família (40%), sozinhos (26%) e aqueles que valorizam passeios a pé (63%). Além disso, 57% têm interesse em ecoturismo e contato com a natureza, e quase 70% buscam momentos de relaxamento.

Leia mais!