Contribuições das empresas para o Desenvolvimento Sustentável

By 13 de março de 2024VRS Em Pauta

O papel das empresas na sustentabilidade é fundamental para a construção de um futuro mais equilibrado e próspero. No âmbito econômico, as empresas desempenham um papel crucial, pois são responsáveis por uma parcela significativa das atividades que impactam o meio ambiente e a sociedade. No entanto, também têm o poder de promover mudanças positivas e impulsionar a transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável.

Um aspecto chave do papel econômico da sustentabilidade é a noção de que práticas sustentáveis não são apenas ambientalmente benéficas, mas também podem ser economicamente vantajosas a longo prazo. Investir em eficiência energética, por exemplo, pode reduzir os custos operacionais e melhorar a competitividade da empresa.

Uma das formas das empresas contribuírem com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade é por meio da seleção de fornecedores qualificados que cumpram critérios de sustentabilidade. Ao adotar essa ação, não apenas se está promovendo uma cadeia de fornecimento mais responsável, mas também contribuindo para a criação de um mercado que valoriza a sustentabilidade. Ao participar de programas de compras qualificadas que privilegiam fornecedores conforme critérios de sustentabilidade, a empresa fortalece a responsabilidade social e ambiental referente a sua atuação, além da reputação e posicionamento no mercado.

No entanto, é importante ressaltar que a responsabilidade empresarial não se limita apenas às práticas internas ou às decisões de compra. As empresas também têm a responsabilidade de engajar seus stakeholders e colaborar com outras organizações, governos e comunidades para enfrentar desafios ambientais e sociais mais amplos.

O Programa de Vocações Regionais Sustentáveis, e o setor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná atuam em frentes que auxiliam empresas no quesito sustentabilidade. Tanto por meio do Programa “Compradores VRS” que estrutura o processo de aquisições de produtos dos pequenos e médios operadores de cadeias de valor regionais, por empresas que estejam dispostas a fomentar a economia local, a associação e o desenvolvimento desses fornecedores.  Já o Programa “Invest PASS” (Programa de Aceleração para Soluções Sustentáveis) impulsiona soluções sustentáveis e as conecta à outras entidades, como empresas, órgãos governamentais, entre outros.