Produtos de 12 empresas paranaenses e de oito produtores do programa Vocações Regionais Sustentáveis, da Invest PR, foram destaque do pavilhão internacional do Brasil na ExpoAlimentaria 2024, em Lima, no Peru. A feira reúne anualmente setores-chave de alimentos, bebidas, serviços, máquinas, contêineres, embalagens, insumos, tecnologia e inovação.
Produtos alimentícios produzidos por 12 empresas paranaenses ajudaram o Brasil a ganhar o prêmio de melhor pavilhão internacional na ExpoAlimentaria 2024, uma das maiores feiras de alimentos da América Latina, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro em Lima, na capital do Peru. A exposição do Estado na feira foi organizada pela Invest Paraná, cuja participação em eventos como este visa ampliar a visibilidade dos produtos produzidos em solo paranaense no mundo e alavancar as suas exportações.
O reconhecimento dos organizadores e visitantes da feira ocorreu na primeira participação da agência de atração de investimentos do Estado no evento. No estande do Paraná, que integrou o pavilhão com produtos do Brasil inteiro organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), estavam expostos desde pequenos produtores do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), também coordenado pela Invest Paraná, até produtos de grandes cooperativas paranaenses, como a Coamo.
Segundo o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, o objetivo principal é levar tanto empresas que ainda não exportam, quanto aquelas que estão em um estágio inicial, visando abrir mercado no Exterior.
“De forma inovadora, levamos empresas que não tiveram a oportunidade de exportar. Algumas nunca haviam participado de feiras internacionais, como as empresas do VRS. É a consolidação do trabalho que estamos fazendo, de dar maturidade para essas empresas pensarem no mercado internacional”, afirmou. O VRS – Vocações Regionais Sustentáveis – é um programa da Invest Paraná que estimula a profissionalização de pequenos produtores.
“Sozinhos, eles têm medo, têm receio de sair para o mercado internacional. Então nós, de forma organizada, fazemos uma curadoria com eles para que iniciem essas exportações, de não ficarem só com o mercado brasileiro, mas podendo explorar mercados internacionais”, acrescentou.
Sete produtores que participam do programa VRS tiveram seus produtos expostos no espaço “Sociobiodiversidade”: Rancho Latuf, Erva Mate Paraná, Capeleti Erva Mate, Beeland, Conservas Rosana, Caramelo Lindacir e Embrapa Florestas – Inácio Martins (Farinha de Pinhão).
A escolha dos participantes foi feita a partir de uma relação de empresas do setor de alimentos e bebidas, entre aquelas que já estão em algum programa da Invest Paraná, ou de forma prospectiva, por meio de adesão. Com a conclusão da feira, a agência estadual também vai realizar curadorias com os importadores que demonstraram interesse em fechar negócio com as empresas paranaenses para ajudar no processo de contato e exportação.
Além da exposição, os produtos foram utilizados no preparo de receitas na cozinha do pavilhão do Brasil, e distribuídos aos visitantes interessados. Essa estratégia além de reforçar os produtos na mente dos potenciais clientes que já estão interessados, abre novas portas para visitantes que estavam apenas passando pelo estande, bem como, a demonstração da riqueza e sabores do estado do Paraná e a sua diversidade de receitas em que estes produtos podem ser utilizados.